Ao aceder a este ecrã é possível criar, apagar ou observar diversas referências alternativas ao artigo original. Para tal existem dois botões

e

que permitem, respetivamente, introduzir novo artigo alternativo ou apagar.
A funcionalidade desta opção é a de permitir ao utilizador ter uma lista de artigos semelhantes ou iguais, para que, caso pretenda, escolher uma alternativa, não perdendo as características do artigo original. Para tal o utilizador deve alimentar esta opção, introduzindo as referências de artigos existentes que entenda serem alternativas.
Para entender melhor esta funcionalidade apresentamos o seguinte exemplo:
Ao faturar um artigo, que se encontra com stock negativo, a aplicação apresenta uma mensagem de status de artigo, na qual o botão de referência alternativa
está visível. Ao pressionar o botão é apresentada uma listagem de artigos/serviços alternativos, que não é mais do que os artigos introduzidos como alternativos, a fim de se escolher outro que tenha stock disponível e que tenha as mesmas características.

Se possuir
PHC ON poderá obter mais informação sobre «Como facilitar o acesso à informação sobre o stock das Referências Alternativas», carregando
aqui.
Entre a referência "mãe" e as referências alternativas pode existir uma relação recíproca.
Para tal é necessário ativar um
parâmetro de forma a que ao definir referências alternativas em determinado artigo, esses artigos alternativos também fiquem com o artigo original como referência alternativa.
Esta reciprocidade entre referências alternativas é válida ao introduzir referências alternativas, apagar ou alterar as mesmas na grelha.
Vejam-se os seguintes exemplos:
Exemplo na
introduçãoNo artigo A define-se a referência alternativa B.
Automaticamente, no artigo B fica registado o artigo A como referência alternativa - é feita uma equivalência recíproca entre artigos.
Exemplo ao
apagarNo artigo A define-se a referência alternativa B.
No artigo B fica registado o artigo A como referência alternativa.
Se no artigo A apagar a referência alternativa B, é anulada a equivalência entre os artigos, ficando assim ambos sem referências alternativas definidas.
Exemplo ao
apagar com vários artigosNo artigo A definem-se as referências alternativas B e C.
Automaticamente, nos artigos B e C fica registado o artigo A como referência alternativa (mas não entre ambos).
Ao anular a equivalência entre os artigos A e C, a equivalência entre os artigos A e B não é anulada, ficando ambos com a referência alternativa B e A, respetivamente.
Exemplo ao
alterarNo artigo A define-se a referência alternativa B.
Posteriormente no artigo A, é substituída a referência alternativa B pela C.
A equivalência entre os artigos A e C é criada automaticamente e é anulada a equivalência entre A e B, em ambos os artigos.
Neste ecrã ao inserir um novo registo ou consultar um já criado é possível visualizar o Stock à data, assim como entrar diretamente na ficha do artigo através de um duplo clique na coluna referência.

Se tiver
PHC ON poderá aprender um pouco mais sobre como configurar artigos bloqueados e utilizar referências alternativas, carregando
aqui.